Sobre Frei Luciano

imagen

Instrutor e escritor, Frei Luciano (Francesco Gullo) desempenha um importante papel na transmissão do conhecimento aos membros das Comunidades-Luz, através de suas palestras públicas, livros e conferências gravadas.

As reflexões e os conhecimentos transmitidos combinam elementos de filosofia com uma espiritualidade aplicada à vida diária, em meio a uma situação mundial de contradição, que todos estamos experimentando.

É membro do Conselho Permanente da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), que supervisiona suas vinte e cinco filiadas globalmente.

Como Diretor-Geral da Fraternidade (FFHI), acompanha pessoalmente todos os setores de intervenção e serviços prestados, incluindo, desde agosto de 2017, a Missão Humanitária Roraima, no Brasil, juntamente com a Operação Acolhida, a resposta humanitária do governo brasileiro à migração venezuelana, em parceria com o ACNUR até dezembro de 2021.

Em maio de 2021, inaugurou, em Roraima, o Centro de Cultura e Formação Indígena (CCFI) desenvolvido pela Fraternidade – Humanitária em contínua expansão de suas iniciativas de capacitação da população indígena juntamente com a Operação Acolhida.

Frei Luciano é ator-chave de ligação entre atores humanitários, governos locais, o setor privado, construindo e inspirando parcerias para implementar soluções duradouras e dignas para as populações migrantes e comunidades locais.

Em 2020 e 2021, respectivamente, foi nomeado ponto focal das Normas Humanitárias Esfera e INEE no Brasil e em Portugal, bem como reconhecido como ONGD, pelo Instituto Camões em Portugal, e, em 2022 convidado a compor o conselho da Associação Esfera, em Genebra.

Frei Luciano proferiu mais de mil palestras, dentro e fora da Comunidade-Luz Figueira, em âmbito nacional e internacional; é autor de dois livros.

Frei Luciano é diretor geral da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), formada por uma equipe global de servidores humanitários voluntários com 35 anos de experiência no serviço social e humanitário, praticando e difundindo a fraternidade, contribuindo para a expansão da consciência dos seres humanos, para a experiência da paz e do amor, para o serviço altruísta, a expressão de novas padrões de conduta e relação construtiva com todas as expressões da natureza.

Desde 1989, Frei Luciano é membro da Comunidade-Luz Figueira, localizada no Brasil.

Frei Luciano dedicou sua vida, experiência e conhecimento ao desenvolvimento de serviços e atividades, incluindo palestras públicas, em benefício do despertar da consciência humana e dos valores interiores.